Responsive image
Responsive image



 

O QUE SÃO DADOS GEOESPACIAIS? São os dados geográficos georreferenciados representados como imagem (matricial) ou como vetor com a primitiva gráfica ponto, linha ou polígono.

O QUE SÃO GEOSERVIÇOS?  são serviços web específicos para o domínio geoespacial, constituindo um conjunto de funcionalidades para coletar, armazenar, recuperar, transformar e apresentar dados espaciais associados a um objetivo. Essas funcionalidades são usadas por meio de um navegador Web ou outra aplicação GIS e se organizam em serviços de visualização de mapas, de download, de consulta, de conversão etc.

O Geoserviço para acesso a geoinformação em formato de imagem (raster) utiliza o protocolo padrão WMS (Web Map Service) e o GEOSERVIÇO para acesso a geoinformação vetorial utiliza o protocolo padrão WFS (Web Feature Service).

O PROTOCOLO WMS (Web Map Service) e o PROTOCOLO WFS (Web Feature Service) são formatos criados pela Open Geospatial Consortium- OGC (Consórcio Geoespacial Aberto), uma organização internacional sem fins lucrativos para criação de padrões de compartilhamento de dados espaciais. Estes padrões permitem que órgãos governamentais, ONG’s, empresas, entidades acadêmicas e de pesquisa possam disponibilizar de maneira aberta seus dados geoespaciais. (Fonte:http://www.opengeospatial.org/).

Como baixar os arquivos:
           Lista de softwares sugeridos para utilização dos produtos disponibilizados que possibilitam a visualização em 3D, são eles:  QGIS  e o Quick Terrain Reader.

1. Antes de baixar os arquivos da Nuvem de Pontos LiDAR Classificada, o Modelo Digital de Superfície – MDS e o Modelo Digital de Terreno – MDT, será necessário acessar a opção no Menu: Dados Geoespaciais/Mapa de Salvador para identificar o número da folha da Articulação SICAD, nas escalas 1/100 ou 1/2000, conforme exemplo abaixo.

       2. Nuvem de Pontos Classificados

      Esta função serve para baixar o arquivo da Nuvem de Pontos LiDAR Classificada em formato LAS. Inicialmente é necessário localizar o numero da articulação 1:2000 no Mapa de Salvador.  A partir da opção Dados Geoespaciais/ Baixar Dados Geoespacias deve-se digitar o  número folha da articulação para selecioná-la. Caso queira é possível selecionar mais de uma folha na tela apresentada para baixar.  

 

3 Ortoimagens

         Esta função serve para baixar o arquivo da Ortoimagem em formato TIF por folha.  Inicialmente é necessário localizar o número da articulação 1:1000 no Mapa de Salvador.    A partir da opção Dados Geoespaciais/ Baixar Dados Geoespacias deve-se digitar o número da folha da articulação para selecioná-la. Caso queira é possível selecionar e baixar mais de uma folha na tela. 

 

 

4  Pontos Geodésicos da RRCM

Para baixar o arquivo  vetorial no formato shapefile, contendo os pontos geodésicos da Rede de Referencia Cadastral Municipal - RRCM, acesse a opção clique aqui.

 

     

         5 Monografias dos Pontos Geodésicos da RRCM.

         Esta função serve para baixar as Monografias da RRCM em formato ZIP. Inicialmente é necessário identificar as monografias dos pontos no Mapa de Salvador.     A partir da opção Dados Geoespaciais/ Baixar Dados Geoespacias/Monografias dos Pontos Geodésicos da RRCM deve-se digitar o número da monografia. Para baixar uma ou várias opções da tela o usuário deve selecionar o item na caixa de seleção e clicar em “Download dos itens selecionados”.   

6. Modelo Digital de Superfície - MDS

         Esta função serve para baixar o arquivo do Modelo Digital de Superfície - MDS em formato TIF. Inicialmente é necessário localizar o número da articulação 1:1000 no Mapa de Salvador A partir da opção Dados Geoespaciais/Baixar Dados Geoespacias/Modelo Digital de Superficie - MDS deve-se digitar o número folha da articulação para selecioná-la. Caso queira é possível selecionar mais de uma folha na tela apresentada  para baixar. 

 


7 Modelo Digital de Terreno – MDT
 - Por lote de entrega

          A partir da opção Dados Geoespaciais/ Baixar Dados Geoespacias/Modelo Digital de Terreno – MDT por lotes de entrega, o usuário deve selecionar o lote desejado, seguindo a orientação de localização no Mapa de Salvador.  

                                 

 

        8. Modelo Digital de Terreno – MDTpor folha articulada

      Esta função serve para baixar o Modelo Digital de Terreno – MDT em formato TIF. Inicialmente é necessário identificar a folha na articulação 1:1000 no Mapa de Salvador .  A partir da opção Dados Geoespaciais/BaixarDados Geoespacias/Modelo Digital de Terreno –  MDT deve-se digitar na caixa de Busca ou clicar no número da folha e o sistema irá baixar automaticamente. Para baixar um ou vários arquivos deve-se marcar na caixa de seleção as opções desejadas e em seguida clicar em “Download dos itens selecionados”.