Responsive image
Responsive image



A Cartografia Digital de Salvador, oriunda do Projeto de Mapeamento Cartográfico,  foi atualizada a partir de aerolevantamento fotogramétrico e por perfilamento à laser para aquisição das imagens na escala urbana 1:1000, realizado entre 9 de agosto de 2016 e 13 de fevereiro de 2017, cuja versão aqui denominada de 2016/2017. Foram geradas 4.111 fotos em 1.992 folhas articuladas no Sistema de Referência Geocêntrico para as Américas SIRGAS 2000.

A sua função principal é munir o Município e seus parceiros, Estado e União na produção de mapas com representações precisas das áreas. Consiste no conjunto de produtos cartográficos a partir de técnicas, métodos e geotecnologias de ponta.

As ortoimagens, um dos produtos da cartografia digital, podem ser vistas num arquivo único e contínuo dos 415 km², que compreende área continental, área insular e adjacências do município de Salvador-BA. Clique aqui.

BASE CARTOGRÁFICA DIGITAL CADASTRAL DE REFERÊNCIA - BCDCR
É o produto final resultante do Mapeamento Cartográfico de Salvador cujo marco legal definirá a sua versão atualizada que consistirá no conjunto de produtos cartográficos digitais somados ao Conjunto de Dados Geoespaciais Vetoriais – CDGV adquiridos, qualificados e instalados em uma base corporativa como plataforma da Infraestrutura de Dados Espaciais – IDE do Município.


APLICABILIDADE
A utilização da Cartográfica Digital tem como propósito fortalecer o intercâmbio com outras instituições de forma a subsidiar a implantação progressiva dos diversos temas integrantes do Cadastro Multifinalitário, baseado nas normas nacionais de aquisição, produção e de qualidade, e modelados conforme as Especificações Técnicas de Dados Geoespaciais Vetoriais - ET-EDGV Salvador.

Ainda que em fase inicial de desenvolvimento, o Sistema de Informações Geográficas – SIG, sob a coordenação da Secretaria Municipal da Fazenda - Sefaz, tem conclusão prevista para 2019. O SIG tem a finalidade de integrar os dados georreferenciados do Município de Salvador em uma plataforma tecnológica corporativa que permitirá atualização de dados descentralizada e via internet. Neste caso, a Base Cartográfica de Referência que integra os produtos cartográficos e o Conjunto de Dados Geoespaciais Vetoriais servirá de plataforma para a modelagem da cartografia temática, baseada na ET-EDGV Salvador.

Veja também PRODUTOS CARTOGRÁFICOS