Responsive image
Responsive image



A Rede de Referência Cadastral Municipal de Salvador – RRCM é composta por pontos materializados por meio de marcos de concreto ou chapas com coordenadas planimétricas e altimétricas referenciadas ao Sistema Geodésico Brasileiro - SGB, distribuídos por todo o território de Salvador e suas Ilhas.

Dentre todos os pontos pertencentes à rede, 207 foram vistoriados para apuração da sua integridade e também reocupados, gerando novas monografias. E, para garantir uma rede com densidade de um ponto a cada 3km², conforme estabelecido em normas nacionais, foram implantados 38 novos marcos conforme especificações técnicas do IBGE. O processo de implantação resultou na materialização de 12 marcos auxiliares por meio de chapas metálicas.

Todas as coordenadas foram obtidas com a utilização de receptores GNSS de dupla frequência e os novos marcos e seus auxiliares também passaram por nivelamento geométrico para obtenção da altitude ortométrica.

Para acessar os pontos geodésicos da RRCM e baixar suas respectivas monografias, clique no Mapa abaixo e acessará o aplicativo do  Mapa de Salvador. Nele, selecione  classe RRCM e clique na opção do menu  “Identificar”, em seguida selecione com o mouse o ponto geodésico e aparecerá à esquerda do mapa o link para baixar a monografia no formato padrão pdf.

 

Itens verificados seguindo metodologia desenvolvida pela Fundação Escola Politécnica da Bahia:

Marcos revisitados

  •  Verificação do nome, inscrição na chapa e descrição dos marcos nas monografias;
  • Análise dos relatórios de processamento, verificando o tempo mínimo de 2 horas de rastreio e a realização das duas bases da Rede Brasileira de Monitoramento Contínuo (RBMC) do IBGE em Salvador para o processamento.

 Novos Marcos

  • Verificação do Nome, inscrição na chapa e descrição dos marcos nas monografias;
  • Análise dos relatórios de processamento, verificando a realização de 4 sessões de rastreio com 6 horas de permanência cada;
  • Verificação do pós-processamento utilizando duas bases da Rede Brasileira de Monitoramento Contínuo (RBMC) em Salvador;
  • Verificação da realização do nivelamento geométrico com linha média 5Km;
  • Vistoria técnica no local de implantação de cada marco.